segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Alfacon e CERS: Cruciais para minha aprovação no Exame da Ordem



 Olá queridos leitores! Como é bom estar de volta! Conforme prometi vou lhes contar como passei na prova da OAB visando ajudar aqueles que estão em busca da tão sonhada carteira de advogado. 

 Para quem não sabe nós bacharéis em Direito, mesmo após nos formarmos, necessitamos prestar uma prova dificílima para nos tornarmos advogados de fato. 

 A prova possui duas fases: uma com testes objetivos e outra prática profissional escrita. 

 Para vocês terem uma ideia o índice de aprovação costuma beirar os 25% ou até menos e muitos estudiosos do ramo a consideram com o mesmo grau de dificuldade de provas de concurso de magistratura, ou seja, concurso para se tornar Juiz. 

  • Minha Formação

 Pois bem, confesso a vocês que me formei em Direito por livre e espontânea "pressão" da família e também por falta de opção eis que saí do Ensino Médio e já fui direto para a faculdade, não sabia muito bem o que queria da vida e como sempre fui uma criança e adolescente que sempre abominou injustiças com personalidade forte minha família sempre falava: "faz Direito, faz Direito" e lá fui eu.

 Na faculdade eu sempre fui muito bem, tirava notas altíssimas e já no 2º ano consegui um emprego na área como assistente jurídica de um escritório de advocacia bem conceituado na cidade de Itu, onde eu morava.

 Eu A-M-A-V-A trabalhar lá, me dá até dor no coração de saudade de todos, incluindo dos meus chefes, o que é uma raridade, mas é verdade total! Nunca conheci chefes tão bacanas em toda minha vida e duvido que vá conhecer. 

 Lá permaneci por quase 5 anos e só saí de lá porque necessitei mudar de cidade por conta do emprego de meu marido.

 Embora gostasse do ambiente e das funções que desempenhava, que eram praticamente iguais a de um advogado com exceção das que eu não poderia realizar por não ser, Direito estava longe de ser minha paixão. 

 Fiz a prova da OAB por duas vezes sem sucesso: a primeira logo que saí da faculdade para "ver como era" e a segunda com estudo insuficiente pensando "vai que eu passe" mas claro, não logrei êxito. 

  •  O que se sucedeu após minha mudança de cidade

 Mudando para Jundiaí  passei a atuar na área de T.I. implantando sistemas nos Fóruns do Estado de São Paulo mas não deu muito certo pois apesar de gostar do serviço eu ficava a semana inteira fora de casa e voltando apenas aos finais de semana e por óbvio meu casamento estava indo por água abaixo. 

 Saindo deste emprego fui contratada por uma outra empresa de T.I. para atuar como secretária do Presidente. Meus queridos: fui tão, tão, tão, tão, tão, tããããão humilhada por ele que vocês não fazem ideia. É a PIOR PESSOA que já conheci em toda minha vida: mal educada, arrogante, asquerosa, grosseira, sem paciência, enfim, digno de pena pois é só isso que posso sentir em relação a esse ser. 

 Quando assisto ao programa Undercover Boss na FoxLife sinto que ele deveria assistir e se inspirar pois ele esquece que seus funcionários são seres humanos e não máquinas ou seres de outro planeta com poderes psíquicos. Eles estão ali para ganhar o sustento de cada dia para si e sua família e não para serem humilhados.  

 Para vocês terem uma ideia eu era cobrada de coisas impossíveis como um exemplo: fui solicitada para efetuar troca de pontos de cartão de crédito dele para milhagem de companhia aérea mas ele não queria me informar nem a conta e muito menos a senha para que eu fizesse a troca e ele mesmo não queria fazer, queria que eu fizesse. Ainda não aprendi a ser vidente, milagre não posso fazer! 

 Em outra data, ele me questionou sobre um problema no banheiro masculino que eu nem havia sido informada e aos brandos perguntou COMO EU NÃO HAVIA RESOLVIDO UMA COISA PENDENTE DESDE NOVEMBRO. Detalhe, meus queridos: eu entrei lá em JANEIRO do outro ano. Como poderia saber de algo em NOVEMBRO se eu nem estava lá? 

 Resultado: Gritos e mais gritos porque não havia feito o que ele pedira. Acontecera isso e muito mais que se eu for escrever aqui vou perder o dia todo e vocês ficarão entendiados de tanto ler! Rrsrsrs!!!  Morro de dó dos que trabalham com ele pois todos são tratados desta forma. 
  
 Pois bem, num belo dia acho que sei lá, Deus tocou meu coração e me veio uma luz: Eu tinha em minhas mãos a possibilidade de mudar e lutar por todos aqueles que passam pelo que eu estava passando e me veio uma saudade enorme do Direito, de elaborar processos e auxiliar os clientes. Uma vontade inimaginável de exercer a Advocacia cresceu em mim.

  • O êxito na 1ª fase do Exame de Ordem 

 Prometi a mim mesma que nunca mais deixaria ninguém me tratar daquela forma bem como ninguém que estivesse a minha volta ou fosse de meu conhecimento e lutaria a partir daquele momento por isso.

 Passei a estudar, estudar, estudar e estudar. Aí vão minhas dicas para quem está nesta luta:

- Assim que iniciei os estudos conheci o maravilhoso Alfacon. Como estava com grana curta não pude assinar o curso todo e os acompanhei pelos vídeos que postavam no Youtube. Os professores são absolutamente MARAVILHOSOS e esta ação, sem dúvida, fora crucial para minha aprovação na 1ª fase. As aulas são divertidas e leves com exemplos práticos que fixam com extrema facilidade. O professor Thallius Morais e a professora Lilian Novakoski são meus favoritos. Adorei suas aulas!

 - Além disso, li com atenção a Constituição Federal inteira, o Estatuto da OAB e o Código de Ética às vésperas da prova que são responsáveis por grande parte das questões na 1ª fase. 


- Li também a CLT pois minha opção para a 2ª fase fora Direito do Trabalho e além de auxiliar na 1ª fase se fosse aprovada já estaria um tanto quanto "calibrada". 


- Deixei de lado minha vida social e inclusive meu marido que fora um anjo comigo nesta jornada. Agradeço de coração por toda paciência que minha família teve pois deixei de comparecer a vários eventos e aniversários para estudar e todos me compreenderam. 

-  Baixei um Vademecum em meu celular e TODO MOMENTO que possuía livre, estudava. Quando você tem um objetivo deve focar nele mesmo que ele preencha praticamente seu tempo todo pois ao final valerá a pena. E valeu: fui aprovada na 1ª fase. 


  • O êxito na 2ª fase do Exame de Ordem
- No mesmo dia que soube da minha aprovação na 1ª fase, comprei (com a ajuda de meu pai que foi meu apoio absoluto nessa jornada) o Curso de Direito Trabalhista para 2ª fase da OAB do CERS pois o Alfacon não possui cursos para a 2ª fase, o que é uma pena, pois adoraria ter continuado a estudar com professores tão maravilhosos! O valor fora pouco mais de R$ 300,00. Valeu cada centavo. 

  O que comentei sobre o Alfacon não quis dizer que o CERS é ruim. Está absolutamente longe disso: Eu A-M-E-I o curso! É perfeito! A professora Aryanna Manfredini em especial é minha "ídola"! Tudo que ali aprendi fixou em minha cabeça de forma natural tamanha competência dessa profissional maravilhosa.  O carisma que ela tem é fora do comum: parece que nos conhece, me senti tão próxima a ela mesmo se tratando de um curso online. 

 As apostilas são um luxo! Super bem explicativas sem deixar resquícios de dúvidas.

 - Para ser sincera, achei os estudos da 2ª fase muito mais intensos, acredito que seja também pela pressão pois agora é "tudo ou nada" e com a aprovação na 1ª fase eu não me admitiria ser reprovada na 2ª. 

- Deixei mais ainda a vida social de lado e passei a me dedicar 100% aos estudos nos tempos livres. O bom da 2ª fase é que embora seu conteúdo seja 5 perguntas escritas e uma peça processual você pode utilizar os Códigos para consulta inclusive com marcações de Post-It desde que não tenha nada escrito neles: 


- O dia da prova da 2ª fase é algo surreal. Procurei me manter calma, levei água e chocolate mas nem tive tempo de beber e comer. As 5 horas de prova passaram VOANDO. 

 Para vocês terem uma ideia saí faltando 10 minutos para o término e fui a SEGUNDA a sair da sala, ou seja, praticamente todos estavam ali ainda. Minha peça foi uma inicial de Ação Consignatória em Pagamento, quando vi me deu até calor pois o que mais fazia quando atuei como assistente jurídica eram justamente iniciais. 

- Saí com a sensação de que tinha me saído bem mas como a banca examinadora é tão imprevisível eu, claro, estava com medo.

- Quando o resultado saiu parecia que eu estava sonhando! Como diz a professora Aryanna: nada é mais gratificante do que ver seu nome na lista dos aprovados!

 Portanto, meus queridos, uma coisa lhes digo: Deus não coloca em seu coração um sonho que você não possa realizar. Com esforço e dedicação tudo se consegue se você for merecedor. Me afastei de tudo e de todos mas valeu demais a pena! Tenho minha vermelhinha agora: 



 Sou muito grata aos professores da CERS e do Alfacon pelo brilhante trabalho realizado e absolutamente grata à minha família que me colocou no caminho certo. Demorei mas entendi que este é meu lugar, essa é minha missão e que deu deveria ter passado por tudo que passei para amadurecer e hoje exercer minha profissão com maestria.

 Agora, buscarei atuar da melhor forma possível sempre com ética, dignidade e profissionalismo. 

 Gostaria de voltar a atuar em escritório de advocacia mas como não obtive retorno optei por atuar por mim mesma com base em minhas experiências e estudos bem como com ajuda de colegas que estão há mais tempo no ramo e vem sanando minhas dúvidas.

 Se algum de vocês, meus queridos leitores, necessitarem de consultoria e ajuda jurídica podem contar comigo pois estarei pronta para lhes auxiliar. 

  Venho investindo no atendimento online pois hoje os processos são eletrônicos com trâmites via internet com exceção das audiência e fundei a Advocacia Rossi Claro, meu escritório virtual de Advocacia que atende todo o Estado de São Paulo.  

 Atendo meus clientes via email, skype e telefone mas se desejarem marco horário pessoalmente. 


 Portanto, para não perder o costume: 

Alfacon Cursos Online - TESTEI E APROVEI !
CERS Cursos Online -  TESTEI E APROVEI !

 Ambos com LOUVOR!

 Por hoje é só. Desejo sorte à quem está nesta luta que sei que não é fácil mas o êxito virá! Beijos a todos! Amo vocês!

 Paula Carolina Rossi Claro / Carol Claro. 

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. que lindo! vc é merecedora! que aproveite bastante essa nova fase e trabalha só pra vc! chega de patrao chato! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  2. Bom saber!!!!!!!!!! tou precisando de ajuda de dir do trabalho! te mandei um email no email que ta no seu site!! me ajuda por favor!!

    ResponderExcluir
  3. Dra. Carol, estou com uma dúvida no meu financiamento, te mandei um email, se puder me ajude. obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Vou me inspirar em você!

    ResponderExcluir
  5. não quero me identificar mas trabalhei com vc nesse lugar que te humilharam, sei o quanto é difícil. É a pior pessoa que conheci também. Só te digo uma coisa: você merece! sempre percebi seu potencial e sei que vai longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba.... gostaria muito de saber quem é você. Fico feliz pelas palavras! Obrigada de coração! Precisando estou aqui! Bjs!

      Excluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©