domingo, 11 de dezembro de 2011

Filme: The Runaways - Garotas do Rock



The Runaways (EUA, 2010)



Duração: 106 minutos
Direção: Floria Sigismondi
Roteiro: Floria Sigismondi
Elenco:
Kristen Stewart
Dakota Fanning
Michael Shannon
Scout Taylor-Compton
Alia Shawkat
Tatum O'Neal
Brett Cullen
Stella Maeve
Danielle Riley Keough
Shammy Dee

Sinopse: Cinebiografia da banda de glam rock The Runaways, o filme aborda o período entre 1975 e 1977 do ponto de vista da líder, Cherie Currie (Dakota Fanning). O grupo era formado apenas com garotas de 16 anos ou menos. A versão cinematográfica aborda o sucesso fulminante à separação, com as diferentes opiniões das integrantes Joan Jett (Kristen Stewart), Lita Ford (Scout Taylor-Compton) e Sandy West (Stella Maeve).



Crítica: Embora um pouco fraco e clean demais para filmes de Rock n’ Roll gostei bastante desse filme. 

 O que me chamou mais a atenção foram as atuações de Kristen Stewart e Dakota Fanning. 

 Kristen, que embora digam ser uma atriz "sem expressão" (o que concordo em termos), mostrou que seu talento vai além da Saga Crepúsculo, o que me fez vê-la com outros olhos de forma que hoje a admiro ainda mais. 

 Dakota por sua vez mostrou que cresceu e que não é mais aquela garotinha indefesa de Guerra dos Mundos mas sim uma garota sexy, bonita e com talento cada vez mais crescente, porém não sei se apenas eu me senti assim mas no começo fiquei um tanto quanto resistente em deixar de vê-la como aquela criança, sentimento este que fui perdendo no decorrer do filme face à sua ótima atuação.


 É de cair o queixo a caracterização de ambas, especialmente de Kristen que aparece toda 'machinha', completamente diferente da doce e meiga Bella de Crepúsculo. A impressão que temos é de que estamos diante das próprias Joan Jett e Cherrie Currie. 


 A caracterização da cena da apresentação em Tókio é incrível sendo impossível não comparar com a da apresentação original, ficou perfeita.


 Segue o vídeo original para eventuais comparações:


  
            

 Continuando, não se pode negar que o frisson do filme deu-se especialmente pela cena do beijo entre as duas atrizes e por óbvio não poderia deixar de comentá-la: pois bem, achei de um profissionalismo extremo de Dakota e Kristen e a construção da cena foi elaborada de uma forma que em momento algum apelou para o pornográfico ou vulgar, chegou a ser bonito, coisa praticamente extinta nos filmes de hoje em dia. Não tenho absolutamente nada contra, no entanto é raro eu gostar de uma cena lésbica mas essa eu confesso que gostei.

 A ambientação dos anos 70 é outro ponto forte do longa, a retratação foi fiel àquela época, os ambientes, a iluminação, o figurino, tudo perfeito.


 No entanto acredito que a direção pecou no ponto de que a história poderia ter sido melhor aproveitada, fato que pode frustrar os fãs da banda pois não refletiu a importância que de fato aquela teve na história do rock. As The Runaways simplesmente revolucionaram um mundo que até então era restrito aos homens o que não é mostrado com tanta ênfase neste longa.


 Não obstante, Lita Ford, a outra integrante da banda nem sequer foi retratada, aparecendo mais como uma mera figurante o que foi uma injustiça posto que fora uma das guitarristas mais influentes daquela década tornando-se parceira de Ozzy Osbourne e recebendo uma indicação ao Grammy como melhor guitarrista feminina do mundo. Ainda, Sandy West, ex-integrante morta em 2006 sequer recebeu um in memorian ao final da película, o que foi na minha opinião uma falha e completa gafe da direção.


 Entretanto, embora tais pontos negativos estejam presentes não deixei de gostar do longa, é um filme que merece ser visto pelas atuações, ambientação e trilha sonora. Gostei muito!! ASSISTI E APROVEI.


 Nota:

  • Para brindar o post deste filme, posto o clipe de um dos hinos do Rock n' Roll: "I love Rock n' Roll' by Joan Jett and The Blackhearts. Amo de paixão essa música! 






 Confiram o Trailer do Filme:



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©