quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Filme "Cloverfield - O Monstro"



CLOVERFIELD (EUA, 2008)

Direção: Matt ReevesRoteiro: Drew Goddard
Produção: J.J. Abrams; Bryan BurkEdição: Kevin StittMúsica: Ubaldo Continiello
Elenco: Lizzy Caplan (Marlena Diamond); Jessica Lucas (Lily Ford); T.J. Miller (Hud Platt); Michael Stahl-David (Rob Hawkins); Mike Vogel (Jason Hawkins); Odette Yustman (Beth McIntyre); Anjul Nigam (Bodega Cashier); Margot Farley (Jenn); Theo Rossi (Antonio); Brian Klugman (Charlie); Kelvin Yu (Clark); Liza Lapira (Heather); Lili Mirojnick (Lei); Ben Feldman (Travis); Billy Brown (Sgt. Pryce); Chris Mulkey (Ten. Col. Graff)


SINOPSE: 
Cinco amigos novaiorquinos planejam uma festa de despedida para um colega que irá trabalhar no Japão. Naquela noite um monstro gigantesco invade a cidade causando estragos imensuráveis. Contada do ponto de vista de câmeras de vídeo amadoras, a fita encontrada pelo governo dos EUA após o acontecimento é uma prova da tentativa deles de sobreviver ao mais surreal e horripilante acontecimento de suas vidas.


Crítica:
Para ser sincera desde o lançamento do filme não tinha a menor curiosidade em assistí-lo visto que nunca fui fã de filmes com 'monstros gigantes' e acreditava que o mesmo se tratava de um novo Godzilla, filme este que nunca gostei. A própria sinopse jamais me atraiu, não sabia sequer que se tratava de um filme de terror e muito menos gravado em primeira pessoa que como vocês sabem é um gênero que amo de paixão! 

No entanto, verificando aqui pelo mundo da internet me deparei com críticas muito positivas em relação ao Cloverfield e resolvi assisti-lo. A verdade é que eu estava absolutamente errada quanto a ideia que tinha sobre o filme!

Como disse, adoro filmes em primeira pessoa e isso já foi um ponto positivo. Além disso, a trama é extremamente bem desenvolvida e a ausência de trilha sonora é amedrontadora! Ainda, achei um máximo o fato da direção ter colocado como se a fita se tratasse de um arquivo confidencial do governo dos EUA sendo que aqui a ideia é convincente e nem um pouco boba como ocorre em outros filmes, ainda, achei original a edição aparecer como se o material utilizado para gravação já houvesse sido usado anteriormente visto que muitas vezes há 'cortes' durante a exibição do filme mostrando rapidamente os personagens rindo ou em algum momento bom a fim de mostrar 'como eles eram felizes', o que deixa o espectador com aquela dúvida "será que é real mesmo?".

Enfim, o filme é original, de excelente qualidade, o elenco é ótimo e as imagens passam uma realidade incrível! Fiquei agoniada em muitas delas vendo o desespero das pessoas. Me lembrei em várias vezes das cenas do atentado de 11 de Setembro. 

[SPOILER] A cena da decapitação da Estátua da Liberdade foi fantástica! Chega a dar um nó na garganta.

O efeito visual do monstro em si é de uma magnitude impressionante! Não passa em momento algum o sentimento de "ai que tosco"! Muito pelo contrário! Fiquei impressionada!

A produção é primorosa! Nota 10 para Cloverfield! Assisti e Recomendo!

Notas:
Está em produção Cloverfield 2 cujo gancho, segundo alguns sites que li, será uma pessoa que também está gravando o ocorrido na cena da ponte, mas não sei se essa informação procede.

Trailer do Filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©