quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Direto do Túnel do Tempo.... Anos 80 e Anos 90



 Há determinadas coisas da minha infância que me lembro mas ninguém mais ou pouquíssimas pessoas se lembram e como eu adoro imagens estilo 'Mindfuck' resolvi postar algumas plaquetas dessas lembranças. 

 Na realidade fiz um 'Top 10'. Esse post era para ter sido feito na semana das crianças, mas não consegui finalizá-lo naquela época então aí está para vocês! Matem a saudades e compartilhem o que vocês lembram no Facebook ! :)

10. Rede Manchete:

 A enorme maioria das pessoas que eram crianças ou adultos nessa época se lembram, mas já cheguei a conversar com alguns que não lembravam da existência da Rede Manchete.

 Para quem não sabe, entre os anos 80 e 90 esse era um dos canais mais populares praticamente perdendo só para a Globo. Foi fundada em 05/06/1983 e permaneceu no ar até o dia 10/05/1999 quando tornou-se a Rede TV! alterando totalmente sua programação. 

 Eu não me lembro muito bem, mas a impressão que eu tenho é que a programação da Manchete era quase toda voltada para criança pois me lembro que eu passava o dia todo assistindo esse canal. Adorava!  

 Tem um site muito bom, o Rede Manchete.Net que tem vários vídeos de acervos da emissora e inclusive a programação de todo o tempo em que esteve no ar. Vale a pena conferir!


9. Davi, o Gnomo:  

 Esse desenho passava nas manhãs do SBT e eu gostava muito! Aliás, era um dos meus favoritos e eu achava fofíssimo!

  Davi era um gnomo que tinha 400 anos, era médico e vivia num bosque com sua esposa Lisa e junto com ela viajavam pelo mundo cuidado de animais doentes. 

 Foi apresentado na emissora entre os anos de 1995 e 1999. 

 Para matar a saudades, a abertura do desenho:




8. Os Popples:

 Eu nunca entendi muito bem o que eram os Popples e o fundamento desse desenho que passava nas manhãs do SBT. 

 Não era um dos meus desenhos favoritos mas achava esses bichinhos umas fofuras! Eles eram uma espécie de mini ursos mágicos que tinham uma bolsa de onde eles tiravam qualquer coisa e entravam e saiam dela. 

 Seus donos eram duas crianças: a menina Bonnie e o menino Billy e só eles viam os Popples com vida, pois sempre que um adulto se aproximava eles entravam nas bolsas mágicas e fingiam ser de brinquedos. 

  O vídeo da abertura do desenho no SBT:




7. Ed Banana:

 Ed Banana era um programa de TV que passava de Segunda a Sexta, por volta das 21h na Rede Record e apresentado por Edílson Oliveira que também interpretava o Chiquinho do extinto "Eliana & Alegria".

 O programa beirava à bizarrice com um uma decoração estilo tropical e o apresentador vestindo-se estilo "O Máskara". 

 Era bizarro demais! O programa contava com gincanas com participação da platéia e calouros desafinados que sempre eram reprovados pelos jurados. Era uma mistura do 'Programa Sílvio Santos' e 'Programa do Ratinho' no formato em que estão hoje. Detalhe: o programa era todo ao vivo.

 Confiram imagens desse programa que talvez tenha sido o mais trash já exibido pela TV brasileira:





6. Programa Hot Hot Hot:

 Era um programa de auditório apresentado por Sílvio Santos ambientado também em um clima tropical com dançarinos e dançarinas vestidos com traje havaiano. 

 Foi ao ar em 1994 e consistia em diversos quadros com jogos e brincadeiras onde eram convidados tanto artistas quanto pessoas do auditório que se inscreviam por carta. 

 Eu não tenho muitas lembranças desse programa mas me lembro muito bem a abertura dele, confiram:



5. A Nossa Turma: 

 Um dos desenhos que eu mais amava! Gostava tanto que há um tempo atrás achei um DVD com episódios e não hesitei em comprar. Amei!

 Nossa Turma foi exibido entre 1987 e 1994 no Show da Maravilha do SBT. 

 Contava a história de doze animaizinhos que viviam em um trailer e eram liderados pelo alce Montgomery.

Era um desenho excelente pois pois ensinava os valores do trabalho em equipe.

 Juntos, a turma tinha de se desvencilhar das armações do Jacaré Catchum e do Lagarto Leland sempre dando maior ênfase aos valores de viver em harmonia e cuidar do próximo. 

 Na minha opinião devia ser exibido até hoje pois ao contrários dos desenhos de hoje em dia esse não fazia ênfase à violência ou coisas ruins. Era inteligente e educativo!

 Gostava demais! A musiquinha de abertura era um show da parte, quem não se lembra?



4. Os Cãezinhos do Canil:

 Esse eu não gostava muuuito e não lembro muita coisa sobre ele.

 Foi ao ar na década de 80 produzido pelo estúdio Hanna-Barbera e tinha como tema o mundo da moda. 

 Há um tempo atrás estava assistindo Sábado Animado e passou esse desenho. Sensação de nostalgia total ! :)

A abertura do desenho para matarem a saudade:




3. Os Mini Aventureiros:

 Uma época esse desenho passou com o nome de "Os Mini Aventureiros" e em outra o nome foi alterado para "Os Pequeninos".

 Eu também tenho um DVD com episódios desse desenho e é chamado de "Os Pequeninos", então, pode ser encontrado com as duas nomenclaturas. 

  Os Mini Aventureiros eram seres que lembravam ratos misturados com gnomos e viviam na parede da casa do garoto Henry, que era o único que sabia da existência dos mesmos. 

 O mundo deles era igual o nosso mas em proporção menor e sempre viviam altas aventuras. Era engraçado demais, adorava as trapalhadas do Dinky, o aventureiro mais atrapalhado. 

 Ao final de cada episódio era passado uma espécie de "lição" do que fora aprendido de bom durante a exibição. Uma graça!

 A abertura:





2. Super Pig:

 Aqui está meu desenho favorito. Na realidade a ideia desse post surgiu justamente por conta dele.

 Na semana da criança desse ano, em que a grande maioria dos membros do Facebook alteraram a foto do perfil por um desenho animado que marcou sua infância, eu resolvi colocar justamente a Super Pig, que foi até hoje o desenho animado com o qual eu mais me identifiquei e surpreendentemente várias pessoas vieram me perguntar que desenho era esse. Ninguém lembrava. 

 Pois bem, esse desenho foi exibido na "TV Globinho" em meados de 1999. A história desse desenho era muito louca mas vou tentar explicar a vocês: A protagonista era Kassie, uma estudante que em certo dia quando ia para a escola encontrou um porquinho ferido e o ajudou.  


  Porém, o que ela não sabia é que o bichinho era na verdade um porco faltante e príncipe de um planeta chamado Oinco que tinha formato de uma maçã. Ele se chamava Iggy.


 A Missão do Príncipe era vir a Terra procurar uma garota que fosse capaz de se tornar uma Super Heroína intitulada Super Pig e cada vez que ela fizesse uma boa ação ele ganhava "pérolas mágicas" e assim que completasse um determinado número dessas pérolas se tornaria Rei do Planeta Oinco. Devido ao bom coração de Kassie, ela é a convidada para auxiliá-lo.


  Como todas as histórias de super heróis a identidade da Super Pig deveria ser mantida em segredo, o que fazia com que Kassie entrasse nas maiores frias.


 O que eu mais gostava é que ela era extremamente desastrada (assim como alguém que eu conheço sabe..... ** eu **) mas no fim dava tudo certo. Dava altas risadas com as trapalhadas dela!


  A abertura:








 1.  Patrine:

 Aqui está algo que passava na televisão que até agora não conheço NINGUÉM que tenha assistido. Juro que ficaria feliz se conhecesse! :)


 Cheguei até a pensar que eu tinha sonhado com essa série ou algo assim até que resolvi procurar no Google e achei várias coisas sobre ela, então, não estava louca!  huahuaha!


 Patrine foi simplesmente minha heroína favorita de infância, gostava tanto dela quanto os garotos gostavam de Jaspion e Jiraya. Em um carnaval na escola me lembro que improvisei uma fantasia e fui de Patrine!


  A série no início das exibições se chamava "Estrela Fascinante Patrine" e passou em 1994 na Rede Manchete dentro do programa Clube da Criança. 


 Contava a história da colegial Sayumi que em certo dia se depara com um velhinho que diz ser Deus e a concede poderes especiais de se transformar na heroína Patrine para proteger a paz da cidade em que mora. 


 Enquanto se transformava Patrine repetia o lema "Lutarei enquanto existir amor, até o fim da minha vida!". Adorava!


 A garota não podia contar a ninguém sobre sua identidade pois caso contrário seria transformada em um sapo. 


 Muitos dizem que Patrine inspirou o desenho Sailor Moon, que surgiu alguns anos depois e é inegável que o figurino pelo menos é bem parecido. Aliás, a roupa dela era meu sonho de consumo quando criança! :)


 Eu morria de medo de alguns episódios mas hoje vejo quão bizarrinho era! Achei vários episódios para baixar e confesso que fiquei muito emocionada quando assisti!


 E aí, alguém lembra da Patrine??


 Segue alguns vídeos da série:










Extra I - Tampinhas de Garrafas da Disney:


 Essa coleção é outra coisa que até hoje não conheci NINGUÉM que tenha ou lembre.


 Na época do auge das garrafas de vidro de refrigerante, você comprava uma e ganhava uma dessas lindas tampinhas! 


 Eu tinha várias delas até que perdi uma vez que levei pra escola... tristeza!






--------------------------------


   E vocês? Lembram de mais alguma coisa dessa época maravilhosa? Comentem! 


   Espalhem no Facebook as plaquetas do que vocês lembram. Para a foto tamanho grande é só clicar nelas. 


   Beijo a todos!!





Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Huhauaahh... Aqui em Patos de Minas tinha uma menina qe curtia demais Patrine... NUNCA vou esquecer de quando eu discutia com uma colega de sala no pre escolar qe winspector era melhor que patrine e ela ficava com raiva e me descia o tapa... 1994...

    ResponderExcluir
  2. Nossa valeu esse post me ajudou a fazer uma matéria sobre super pig, obrigado, também em falar sobre a Manchete algum dia,

    ResponderExcluir
  3. E eu que achava que ninguém conhecia Os Pequeninos!! Ótimo post.

    ResponderExcluir
  4. estava procurando pelos pequeninos , obrigada!!!!e a proposdito eu asistia a Patrini!!!

    ResponderExcluir
  5. como faço pra adquirir o dvd de os pequeninos ? esse desenho e da minha infância e é ate hoje o que eu mais gosto. apesar de não ve-lo a mais de 15 anos...

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha as tampinhas. A mais difícil de achar foi a da Clarabela.

    ResponderExcluir
  7. Caraca, Patrine... nem lembrava que já tinha assistido a esse seriado! Parece que fizeram uma regressão hipnótica em mim e retiraram lá do fundo perdido da minha memória essas antiquíssimas lembranças.

    ResponderExcluir
  8. Que legal hein! Eu tinha essas tampinhas tbm quando era criança.
    Eu me lembro vez ou outra da musica dos popples do nada na minha cabeça (ô coisa grudenta credo kkkk), eu tinha muita raiva do desenho nossa turma, achava muito feioso, mas eram legais as histórias.
    Sim eu lembro que passava essa Patrine, mas eu achava muito chato kkkkk.
    Poxa quero ver alguém lembrar de 2 coisas:
    1° - Um desenho que passava no ano de 1990 na tv Gazeta (canal 11 em SP) chamado Zilion
    2° - Mini garrafinhas do anos 90.
    Quem lembra dessas 2 coisas?

    Gostei muito do post! Boas lembranças de infância!
    Um grande abraço à todos(as) que já estão velhos(as) kkkk

    ResponderExcluir
  9. eu assisti patrine e adorava!!

    ResponderExcluir
  10. Só para informar, um detalhe é que Super Pig é um anime cujo nome original é - Ai to Yuuki no Pig Girl Tonde Buurin, mais informações sobre esse anime antigo podem ser encontradas aqui; http://anidb.net/perl-bin/animedb.pl?show=anime&aid=1392

    Eu tenho esse desenho completo com áudio em japonês, e só acho alguns episódios dublados na internet.

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©