sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Como Treinar o Seu Dragão

 Minha avaliação de hoje é sobre esse filme esplêndido!! Vamos lá...


How to Train Your Dragon (EUA, 2010)

Gênero: Aventura, Animação
Duração: 98 min
Classificação: Livre
Direção: Dean Deblois e Chris Sanders

Sinopse: Como treinar o seu dragão se passa em um mundo cheio de Vikings musculosos e dragões selvagens. Um adolescente esquelético e desajeitado, filho de Viking, decide matar um dragão para se tornar um herói, provando seu valor à tribo e ao pai. Mas quando ele se torna amigo do dragão que ia matar, seu mundo vira de cabeça para baixo.

Avaliação: Se fosse para descrever esta animação em uma única palavra seria “sensacional”.

 Há algum tempo não venho me empolgando com animações da Pixar, Disney ou da própria Dreamworks. Sempre com suas histórias batidas e os mesmos finais estava difícil para mim apreciar algum filme desse tipo, no entanto, este longa me surpreendeu de uma tal forma que é um tanto quanto prazeroso falar dele!

 Não me lembro de ter assistido a uma animação com tão forte apego emocional. Confesso que chorei. Aquele final me fez ficar admirada com a ousadia e coragem dos diretores! Fora de série! 

 Foi estupendo, inovador, comovente, lindo! Aliás, esse foi o ponto que mais me chamou a atenção pois estamos habituados aos finais felizes tradicionais dos contos de fadas e aqui o final não deixa de ser feliz, mas não tão feliz assim.  

 Gostaria de comentar muito mais em relação ao final do longa pois trata de valores intrínsecos à nossa sociedade, de uma coragem e sensibilidade ímpar mas não farei para não estragar o filme para aqueles que ainda não o viram e portanto àquelas que já o viram indico lerem esta crítica de Daniel Bushatsky pois faço minhas as suas palavras e é exatamente a isso que me refiro exatamente nesta proporção.

 O visual e a trilha sonora são impecáveis! É impossível não se sentir tocado pelas lindas melodias que acompanham o crescimento da linda amizade entre o garoto Soluço e o dragão Banguela em meio a perfeitas seqüências de vôos e rasantes. A luta final concomitantemente é um espetáculo à parte!

 Além do citado ‘final’, este filme tem muito a nos ensinar. O vi também como uma crítica ao modo como o ser humano trata os animais. No caso da obra temos os dragões, mas na vida real quantos animais não são mortos com o mesmo propósito do filme: a troco de nada? 

 Quantos deles não atacam os humanos apenas porque estão com medo e porque se sentem ameaçados e querem apenas se defender? Faz o espectador parar para pensar e rever nossos conceitos.

 O roteiro é original totalmente diferente de ShrekMadagascar e outros filmes da mesma produtora. Aqui estão praticamente extintas as piadas ácidas de duplo sentido mas nem por isso o filme ficou menos divertido e interessante. Aliás, sinceramente não vi nada de imperfeito nesta animação.

 Em suma, Como Treinar o Seu Dragão é uma animação especial e a melhor produzida no ano de 2010 na minha opinião! Uma dose perfeita de diversão, emoção e adrenalina!

         Recomendadíssimo: Nota 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©